PLANIFICAÇÃO/ AVALIAÇÃO DE ATIVIDADE
Projeto/Atividade: DIA da ALIMENTAÇÂO
Data: 16 de Outubro de 2018
Áreas
de Conteúdo
Pré-Escolar
|
Formação Pessoal e social
Expressão e Comunicação
Conhecimento do Mundo
|
Áreas
de Competências 1º Ciclo
|
Bem-estar, Saúde e Ambiente;
Desenvolvimento Pessoal e Autonomia;
Relacionamento Interpessoal;
|
Objetivo(s)
|
Fornecer informação básica sobre alimentação saudável;
Promover bons hábitos de higiene e saúde junto das crianças e
famílias;
Desenvolver atitudes positivas face aos alimentos;
Criar estímulos que encorajem uma alimentação equilibrada e
diversificada.
Desenvolver actividades expressivas;
Proporcionar momentos de
convívio e alegria à mesa;
Promover o exercício físico e a
atenção/concentração.
|
Conteúdos
|
Cidadania e Desenvolvimento
Independência e Autonomia
Expressão e comunicação
Educação Física
Dança
Conhecimento
do Mundo
Conhecimento do
mundo físico e natural
Estudo
do Meio
A Saúde do seu
corpo e a vida em sociedade
Saúde do seu corpo
Viver em Sociedade
Matemática
Localização e
orientação espacial
Português
e TIC
Pesquisa de
informação na Internet
Desenvolver a
oralidade e a escrita (Acrósticos)
Expressões:
Educação Física-
Sentir e
utilizar o corpo
Motricidade global
Atividade Rítmica
Expressiva (Dança)
– Combinar deslocamentos e movimentos de forma individual ou a pares
Iniciar
coreografias individuais ou em grupo
Educação
para a Cidadania
Reforço de
competências Sociais.
Alimentação
saudável.
|
Atividades
|
ATIVIDADES:
-Apresentação
de coreografias: “Fruta para crescer” e “Já sou grande”;
-Observação e
diálogo sobre a roda dos alimentos;
-Jogo de movimento
” Crianças e Alimentos”;
-Confeção de
espetadas de fruta, pelas crianças.
|
Avaliação:
Feita pelas crianças
Aspetos positivos referidos:
|
Aspetos negativos referidos:
|
Gostaram de:
-comer a espetada de frutos feita por
nós;
-cantar,dançar e conviver com os colegas
das outras salas;
-ir
à escola da minha mana;
-aprender canções sobre os alimentos;
-estudar a roda dos alimentos e saber os
vários grupos de alimentos que a compõem;
-fazer os jogos e a ginástica no
exterior e tirar fotos;
|
Houve alguns meninos que tiveram
dificuldade em cumprir as regras dos jogos.
|
Feita pelos professores e
outros intervenientes:
Aspetos positivos referidos:
|
Aspetos negativos referidos:
|
A
participação empenhada das professoras das turmas, das assistentes
operacionais e das funcionárias da Junta de Freguesia.
A
participação e alegria de todos nos jogos, danças;
A
colaboração da autarquia;
O
convívio e a partilha entre os dois ciclos;
Termos proporcionado às crianças um dia
diferente.
|
Continuidade
no próximo ano: Sim X Não *
OBSERVAÇÕES
SUGESTÕES PARA PRÓXIMAS
ATIVIDADES
Turma
|
N.º
de alunos
|
Total
|
|
Pré-Escolar
|
21
|
21
|
|
1º Ciclo
|
E/F
|
11/8
|
19
|
Sem comentários:
Enviar um comentário