PLANIFICAÇÃO DE ATIVIDADE
Áreas de Competências 1º ciclo
|
Português
Cidadania e Desenvolvimento
Expressões
Estudo do Meio
Inglês
Matemática
Cante Alentejano
|
Objetivo(s)/Atividades
|
- Observar e identificar alguns
animais mais comuns existentes no ambiente próximo;
- Reconhecer diferentes ambientes
onde vivem os animais
- Pesquisar na Internet, informações
sobre os animais e plantas da região e registá-las.
- Pesquisar na Internet, informações
sobre os animais e plantas da região e registá-las.
–
Identificar
cores, sons e cheiros da Natureza
- Reconhecer a existência de
diversidade entre seres vivos de grupos diferentes e distingui-los de formas
não vivas.
Reconhecer a importância do Sol para
a existência de vida na Terra.
- Reconhecer que os seres vivos têm
necessidades básicas, distintas, em diferentes fases do seu desenvolvimento
- Sensibilizar para a importância de
proteger a Natureza
- Dialogar sobre o que vê e sente, de
modo a construir múltiplos discursos e leituras da(s) realidade(s);
- Compreender a intencionalidade dos
símbolos e dos sistemas de comunicação visual;
Apreciar as diferentes manifestações
artísticas e outras realidades visuais;
- Perceber as razões e os processos
para o desenvolvimento do(s) gosto(s): escolher, sintetizar tomar decisões,
argumentar e formar juízos críticos;
- Captar a expressividade contida na
linguagem das imagens e/ ou outras narrativas visuais.
- Desenhar e pintar animais e plantas
da região.
-Fazer medições para aproveitamento
em sala de aula
- Passeio Pedestre Ficalho/Ermida de
Nª Srª das Pazes, com medição do m e dos seus múltiplos
- Construir um crucigrama gigante,
com o vocabulário da flora e fauna existentes ,em Português e Inglês .
-Escrita
de texto coletivo/individuais –
Debate prévio e escrita de
texto -Aulas ao ar livre.
-Promover o gosto pela Matemática,
através de jogos lúdicos : Jogo das setas e das latas.
|
Conteúdos/
Atividades
|
CONTEÚDOS:
À descoberta do ambiente natural
Fauna e Flora da região
Animais domésticos e Animais selvagens
Ambientes onde vivem os animais
Reconhecer a importância do Sol para a vida na Terra
Comparar e classificar plantas
A utilidade das plantas
Comparar e classificar animais
Alimentação dos animais
Cadeias alimentares
Deslocação dos animais
Plantas e animais em vias de extinção
Interpretação e comunicação
Aperfeiçoamento da leitura e da escrita
Unidades de comprimento
Unidades de área
Números e operações
Almoço partilhado
Cantigas alentejanas
Pesquisas de vocábulos em Portugês e Inglês
|
Docentes responsáveis
Nome
|
Margarida Monge, Josefa Monge, Vera Trigo
(Psicóloga/Monitora do Projeto EPIS)/ Professor Pedro Mestre e Professora
Lúcia
|
Ano /Turma
|
Pré-escolar
|
1º ciclo
|
Total
|
|
N.º de alunos participantes
|
18
|
18
|
||
Aspetos
positivos referidos:
|
Aspetos negativos referidos:
|
|||
Gostaram de:
Pesquisar na Internet
Perguntar aos pais e a familiares
Desenhar animais e plantas
Fazer a caminhada de quase 3 km
Jogar às setas e às latas
Ver muitas borboletas e flores coloridas
Cantar na Ermida de Nª Srº das Pazes
Almoçar no campo um gaspacho feito pela
D. Joana
|
||||
Aspetos positivos referidos:
|
Aspetos negativos referidos:
|
Convívio entre a população escolar
Promover a aprendizagem de conteúdos de
interesse da nossa região
Proporcionar momentos de aprendizagem,
ao ar livre
Promover momentos lúdicos
Proporcionar a possibilidade de
desenvolver projetos em parceria
|
Avaliação Feita pelos professores e outros
intervenientes:
Outras entidades:
Junta de Freguesia de Vila Verde de Ficalho/Cante Alentejano/Professora 2º
ciclo
OBSERVAÇÕES
|
SUGESTÕES
PARA PRÓXIMAS ATIVIDADES
No próximo ano, planificar
atempadamente e articular a atividade com os alunos do Pré-Escolar
|
Data: 24/abril/2019
Sem comentários:
Enviar um comentário