PLANIFICAÇÃO/ AVALIAÇÃO DE ATIVIDADE
Projeto/Atividades: O ambiente precisa de nós:
Data: 24 de maio de 2019 e 21 de junho de 2019
Áreas de Conteúdo
Pré-Escolar
|
Formação Pessoal e social
Expressão e Comunicação
Conhecimento do Mundo
|
Áreas de Competências 1º Ciclo
|
Português
Estudo do Meio
Expressões Artísticas
|
Objetivos
|
Proporcionar o conhecimento de realidades diferentes.
Complemento dos conteúdos letivos previstos e programados no programa
na disciplina de Português e Estudo do Meio.
Despertar as crianças para os problemas ambientais
Contribuir para a formação de uma geração consciente em relação ao seu
papel como cidadão.
Desenvolver na criança uma cultura de sustentabilidade.
Vivenciar diferentes formas de expressão.
|
Conteúdos
|
- Leitura e escrita
- A vida em sociedade
- Modos de vida e funções de alguns membros da comunidade
- Recolha e Tratamento de dados(Estatística)
- A água é essencial para a
vida
- Consumo da água e da eletricidade
|
Atividades
|
Ação de sensibilização pelas ruas da freguesia:
- Montagem de cartazes com slogans apelativos à população
-Ilustração de panfletos para afixação nos contentores , apelando à
recolha dos monos
-Saída pelas ruas da localidade
- Afixação dos panfletos nos contentores
Entrega de baldes na Sociedade União Ficalhense e Sociedade 1º de
dezembro, para recolha de beatas.
Conversa com os clientes das duas sociedades, apelando à colaboração
de todos, para que consigamos ter uma aldeia mais limpa.
|
Avaliação:
Feita pelas
crianças
Aspetos positivos referidos:
|
Aspetos negativos referidos:
|
Gostámos muito de cantar a canção «Vamos preservar o ambiente»
Gostámos de gritar, apelando à população a poupança de água, de energia,
de combustível
|
Gostávamos de ter visto mais habitantes nas ruas.
|
Feita pelos professores e
outros intervenientes:
Aspetos positivos referidos:
|
Aspetos negativos referidos:
|
Foi notório
o entusiasmo de todas as crianças.
Saudável
convívio entre todas as crianças
Reconhecimento
de atitudes inadequadas para o meio ambiente.
Conscientizar
sobre as diferentes formas de coleta e destino do lixo, na escola, casa e
espaços em comum. Conscientizar sobre o uso adequando e renovação de certas
matérias primas: Reciclagem
Condições
climáticas favoráveis.
Os senhores
que estavam a fumar, foram colocar as
beatas nos baldes.
|
Continuidade
no próximo ano: Sim X Não *
OBSERVAÇÕES
|
SUGESTÕES PARA PRÓXIMAS ATIVIDADES
Turma
|
N.º de alunos
|
Total
|
|
Pré-Escolar
|
20
|
20
|
|
1º Ciclo
|
E/F/
|
8/9
|
17
|
Sem comentários:
Enviar um comentário